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09-01-2014

Aveiro: Associações de pais debatem o tema “Território, Competitividade, funcionamento e organização”.


Depois da sessão dedicada às escolas, agora momento para a reflexão sobre o território. É uma iniciativa de Associações de Pais e ...

Depois da sessão dedicada às escolas, agora momento para a reflexão sobre o território. É uma iniciativa de Associações de Pais e Encarregados de Educação de Escolas de Aveiro (apee.eA) que estão a realizar um seminário de reflexão prospetiva intitulado "nós e a escola de olho posto no futuro".

A segunda sessão é dedicada ao tema “Território Competitividade; funcionamento e organização” e conta com a presença de Eduardo Anselmo de Castro, Coordenador do Grupo de Estudos em Território e Inovação da Universidade de Aveiro. No encontro que se realiza esta noite na Escola Básica 2,3 de São Bernardo estarão em análise questões como a competitividade do território de Aveiro, a sua organização e o que deverá ser o território no futuro.

“Será que, daqui a 5 ou 10 anos, o meu filho já não poderá continuar a ir a pé para a escola, que então será outra mais longe de casa? Será que, nessa altura, terei de ser eu a leva-lo de carro a essa nova escola? E como é que, então, poderei garantir-lhe a prática da natação, da música ou do bailado, que ambiciona, sem que eu interrompa o meu trabalho (coisa que temo não me seja possível) à hora de, a partir da nova escola, o levar aos locais dessas atividades?”

Estas são algumas das questões a abordar no encontro de hoje. Gil Moreira, de uma das associação de pais que está ligada à organização, revela que este é um tempo importante para definir as prioridades.

“Vamos procurar equacionar dúvidas. O território funciona bem? É competitivo? Há centralidades? Temos conforto para chegar da escola ao futebol e ao ballet? Há transportes públicos? São questões pertinentes também para o poder local. É importante equacionar como nos dispomos no território e como é que o território acolhe as nossas vidas”.

Sessão a partir das 21h na EB 2,3 de São Bernardo.


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